Sustentabilidade, a competência empresarial do futuro

Sustentabilidade, a competência empresarial do futuro

INTRODUÇÃO

Atualmente, se alguma organização ainda não se conscientizou sobre a importância dos princípios do desenvolvimento sustentável e da Responsabilidade Socioambiental na gestão de seus negócios, há grande probabilidade de que a mesma não esteja mais no mercado no médio ou longo prazo.

Por outro lado, a grande importância que este tema vem ganhando, traz consigo inicialmente mais desafios do que facilidades.

Mas uma coisa é certa, quando falamos da verdadeira “Sustentabilidade”, ou seja: “aquela que busca o melhor atendimento das necessidades atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”, os riscos inerentes a tais desafios, são grandes e valiosas oportunidades, principalmente para as lideranças e técnicos que conduzirão os empreendimentos rumo ao caminho da sustentabilidade no futuro.

E, para que isso possa acontecer, é necessário pensar, planejar, e agir com os pés no presente, mas com os olhos no futuro. A sustentabilidade passa a ser compreendida como uma competência individual e organizacional que será fundamental para que a sociedade vença os desafios que o movimento inevitável da evolução nos apresenta todos os dias.

A empresa consciente desse fundamento incorpora as competências individuais numa estratégia que estará integrada ao seu capital intelectual e ao sucesso de seus negócios. Isto será então a internalização da competência no nível organizacional.

OBJETIVOS

Ser um instrumento de conscientização e capacitação para que profissionais de diversas áreas iniciem seu processo de incorporação da Sustentabilidade como competência e que assumam o compromisso espontâneo de replicar sua experiência na sociedade.

POSSÍVEIS TÓPICOS

  • Contextualização do tema no mundo atual
  • Ferramentas disponíveis: como acessá-las e utilizá-las
  • Fundamentos, Conceitos e Definições
  • Iniciativas locais e globais
  • Relatórios de sustentabilidade
  • Melhores práticas do mercado
  • Como estruturar um Projeto Estratégico de Sustentabilidade
  • Importância dos Stakeholders: mapeamento e modelos de abordagem adequados

POSSÍVEIS MODELOS DE ABORDAGEM

  • Palestras de conscientização
  • Workshops / Oficinas de capacitação para equipes (lideranças / técnicos)
  • Cursos customizados: 4, 8, 16 ou 32 horas – a partir de um buffet de temas e ferramentas didáticas, construir um programa que atenda as expectativas do Cliente)

Inscreva-se no treinamento  através do formulário abaixo