Liderança para uma gestão sustentável

Liderança para uma gestão sustentável

INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações empresariais que percebem a importância do desenvolvimento de lideranças como um elemento estratégico na condução de seus negócios, e tomam uma atitude concreta nessa questão, certamente conseguem tornar tangíveis os seus resultados em diferentes dimensões, mas
principalmente nas perspectivas da qualidade, da produtividade, na minimização de riscos, na riqueza do seu ambiente organizacional, e principalmente em seus resultados econômicos.

Nesse contexto, torna-se prioritária para os profissionais que exercem liderança de equipes e processos, ou mesmo para os jovens potenciais que estão sendo preparados para isso, a incorporação de competências que os ajudem na condução de equipes rumos a resultados consistentes e sustentáveis. Os líderes apoiam seus liderados, ajudando-os a definir metas claras, a construir estratégias adequadas, e implementar planos de ação inovadores, que os levem ao encontro dos objetivos estabelecidos.

Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, do seu aprimoramento e também a incorporação novas competências, além de perceber, reconhecer e superar eventuais convicções limitantes, e indesejáveis pontos fracos.
Entre as competências essenciais a serem desenvolvidas, podem ser citadas: a visão sistêmica, a orientação para resultados, a gestão de conflitos, a comunicação interpessoal, resiliência, etc.

E entre os mecanismos desejáveis e disponíveis entre as ferramentas de recursos humanos podem ser citados: avaliação de desempenho, feedbacks de qualidade, estruturação de cargos e salários, processos de recrutamento e seleção de pessoal, etc.

O uso integrado e equilibrado de todos esses recursos será uma base sólida para formação de líderes que poderão conduzir as organizações no cumprimento de sua missão e na busca bem sucedida de sua visão a longo prazo.

OBJETIVOS

Disponibilizar conhecimentos e orientações específicas para que líderes e futuras lideranças possam desenvolver as habilidades necessárias para o alcance de seus objetivos estratégicos através de uma eficaz gestão e condução de suas equipes e projetos.

POSSÍVEIS TÓPICOS

    • Introdução e contextualização do tema
    • Os dilemas, desafios e o prazer de liderar
    • A importância da Gestão por Competências
    • Reflexão sobre as inteligências e seu uso na gestão de pessoas
    • Ferramentas para suporte da gestão de pessoas e equipes
    • Tendências e pesquisas sobre as lideranças e a sustentabilidade
    • O mindset da liderança para a sustentabilidade
    • Exemplos e práticas de líderes sustentáveis

POSSÍVEIS MODELOS DE ABORDAGEM

  • Palestras (customizadas para grupos selecionados ou intervenções similares)
  • Oficinas de capacitação / Workshop customizados de acordo com as
    necessidades e objetivos do cliente: duração de 4 ou 8 horas – com dinâmicas,
    vídeos, e exercícios específicos

Inscreva-se no treinamento  através do formulário abaixo